Últimas notícias

Parceria: Google e Prefeitura de Belo Horizonte se unem em prol das árvores da capital

Há duas semanas, a Prefeitura de Belo Horizonte, recebeu representantes da Google em Minas Gerais, para discutir parcerias no que diz respeito ao monitoramento da arborização urbana da cidade, através de utilização de aplicativos em sistemas de georreferenciamento.

Divulgação - PBH

Divulgação – PBH

Representada pelo seu Vice-prefeito e secretario de meio ambiente, Délio Malheiros, além de técnicos da gerência de gestão ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a PBH discutiu com a gigante de tecnologia, meios de monitoramento das árvore da capital.

A Google esteve acompanhada da DIGICADE, consorciada a ela, que é uma empresa que desenvolve soluções e aplicativos de sistemas georreferenciados relativos à estruturação urbana.

Segundo Délio Malheiros, a reunião foi para a apresentação de um módulo desenvolvido pela DIGICADE que serve ao monitoramento de podas de árvores, uma vez que as empresas já tinham conhecimento da existência em Belo Horizonte do Sistema de Inventário de Árvores.  “Estamos conversando sobre o tema, pois nossa capital já está em um estágio mais avançado na discussão do manejo da arborização urbana, inclusive com a utilização de ferramentas de informática georreferenciadas, o que nos permite estabelecer relações com outros sistemas, expandindo a capacidade de acompanhamento de outras atividades”, disse.

Malheiros destacou que o encontro foi o primeiro passo, mas salientou que as ações de sustentabilidade de Belo Horizonte tem chamado a atenção do Brasil, inclusive a tendo recebido no início de agosto o prêmio Connected Smart Cities – Cidades Inteligentes no Brasil, em São Paulo, pelo 1º lugar em Meio Ambiente.

A equipe técnica de coordenação do Inventário das Árvores destacou que as plataformas apresentadas pela Google, e pela DIGICADE, podem sim ser utilizadas no sistema do inventário. De acordo com os técnicos, as soluções apresentadas têm total compatibilidade com o que já se acha desenvolvido no sistema e, que a utilização da plataforma Google, pode trazer outros benefícios e aumentar a agilidade na averiguação de situações específicas e no armazenamento de informações.